FAU desenvolve projetos de manejo de resíduos agropecuários em cinco estados brasileiros

Dentre as soluções de consultoria criadas e desenvolvidas pela FAU para o setor agropecuário, o  manejo de resíduos sempre foi um componente importante. Atuamos com orientação técnica auxiliando nossos clientes a planejar o melhor método de tratamento e aproveitamento desses dejetos de modo adequado.

São muitos os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e manejo inadequado dos resíduos da produção animal, como a poluição dos recursos hídricos, do solo, a proliferação de vetores e doenças. Porém resíduos orgânicos, como no caso do esterco, quando manejados e reciclados adequadamente no solo, deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.

Neste ano a equipe da FAU – Agricultura e Meio Ambiente, vem planejando e executando projetos de manejo em sistemas agropecuários nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, tendo atendido mais de 100 propriedades rurais, vinculadas principalmente à atividades de bovinocultura leiteira.

Nossa equipe atuou planejando, mensurando e quantificando os sistemas a serem instalados nas propriedades rurais, bem como a localização e a forma de tratamento adequada dos dejetos rurais.

Em parceria com a empresa Aviserra Soluções Ambientais, construímos sistemas compostos por tanques de geomembrana para coleta, tratamento e homogeneização do esterco líquido proveniente da limpeza das instalações.

O tratamento e reciclagem dos dejetos, além de contribuir para a redução da poluição do meio ambiente, oferece a possibilidade de reciclar os nutrientes da alimentação animal para produção de biomassa, preservando e melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, mantendo um sistema altamente produtivo e equilibrado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *